segunda-feira, 17 de junho de 2019

ROTEIRO DE CIENCIAS -ALIMENTOS


GRUPO 1 - PESQUISA – ALIMENTOS – CARBOIDRATOS
Abordar as funções, montar uma tabela com pelo menos 10 fontes com suas respectivas quantidades de calorias. Escrever os conceitos de monossacarídeos, dissacarídeos, polissacarídeos (citar exemplos e pelo menos uma fórmula estrutural) e quilocalorias (diferenciar quilocalorias de calorias). Montar uma apresentação de slides com pelo menos 6 páginas de material, contendo tópicos explicativos (um para cada item), além de ilustrações (o nome dos componentes do grupo deverá aparecer no último slide e as referências bibliográficas no penúltimo). Redigir pelo menos uma folha de texto explicativo (não pode ser mero copiar/colar) para ser entregue ao professor, contendo o cabeçário da escola, nome completo (em ordem alfabética) dos componentes do grupo e pelo menos 5 questões bem elaboradas para serem entregues à turma. O trabalho escrito deverá ser enviado em formato word e a apresentação em formato PPT para o e-mail cienciasbtank@gmail.com ou via pen drive. O grupo deverá elaborar também uma apresentação no pátio da escola para as séries iniciais, explicando o tema, com auxílio de cartazes explicativos e amostras de alimentos que contém o objeto de sua pesquisa Serão avaliados os seguintes aspectos: organização/aproveitamento/coesão/rendimento do grupo ao longo do desenvolvimento dos trabalhos; postura e empenho individual; conteúdo e abordagens apresentados; relevância das abordagens; preparo/estudo/conhecimento individual; segurança na apresentação; relevância da parte textual escrita bem como das questões, além da montagem do “stand” no pátio e postura nessa etapa.


GRUPO 2 - PESQUISA – ALIMENTOS – LIPÍDIOS E IMC
Abordar as funções, montar uma tabela com pelo menos 10 fontes com suas respectivas quantidades de calorias. Citar que os lipídios fornecem mais calorias que proteínas e carboidratos. Apresentar pelo menos uma fórmula química de lipídio; abordar como são digeridos e metabolizados pelo corpo; abordar doenças cardíacas ocasionadas pelo seu acúmulo nos vasos sanguíneos; abordar obesidade e os males decorrentes dela. Explicar o que é IMC (Índice de Massa Corporal), como se calcula. O grupo deverá preparar-se para calcular o IMC de visitantes da Feira Interdisciplinar. Montar uma apresentação de slides com pelo menos 6 páginas, contendo tópicos explicativos (um para cada item), além de ilustrações. Redigir pelo menos uma folha de texto explicativo para ser entregue ao professor, contendo o cabeçário da escola, nome completo (em ordem alfabética) dos componentes do grupo e pelo menos 5 questões bem elaboradas para serem entregues à turma. O trabalho escrito deverá ser enviado em formato word e a apresentação em formato PPT até a data de 11/08 para o e-mail cienciasbtank@gmail.com . Serão avaliados os seguintes aspectos: organização/aproveitamento/coesão/rendimento do grupo ao longo do desenvolvimento dos trabalhos; postura e empenho individual; conteúdo e abordagens apresentados; relevância das abordagens; preparo/estudo/conhecimento individual; segurança na apresentação; relevância da parte textual escrita bem como das questões.


GRUPO 3 - PESQUISA – ALIMENTOS - PROTEÍNAS
Abordar as funções, montar uma tabela com pelo menos 6 fontes com suas respectivas quantidades de calorias. Abordar e pesquisar exemplos de fórmulas de moléculas de proteínas. Pesquisar o que são os aminoácidos; o conceito de Aminoácidos essenciais e não-essenciais; quais são eles e suas fórmulas, onde são encontrados. Montar uma apresentação de slides com pelo menos 6 páginas, contendo tópicos explicativos (um para cada item), além de ilustrações. Redigir pelo menos uma folha de texto explicativo para ser entregue ao professor, contendo o cabeçário da escola, nome completo (em ordem alfabética) dos componentes do grupo e pelo menos 5 questões bem elaboradas para serem entregues à turma. O trabalho escrito deverá ser enviado em formato word e a apresentação em formato PPT para o e-mail cienciasbtank@gmail.com ou via pen drive. O grupo deverá elaborar também uma apresentação no pátio da escola para as séries iniciais, explicando o tema, com auxílio de cartazes explicativos e amostras de alimentos que contém o objeto de sua pesquisa Serão avaliados os seguintes aspectos: organização/aproveitamento/coesão/rendimento do grupo ao longo do desenvolvimento dos trabalhos; postura e empenho individual; conteúdo e abordagens apresentados; relevância das abordagens; preparo/estudo/conhecimento individual; segurança na apresentação; relevância da parte textual escrita bem como das questões, além da montagem do “stand” no pátio e postura nessa etapa.


GRUPO 4 - PESQUISA – ALIMENTOS – SAIS MINERAIS E METABOLISMO BASAL
Abordar as funções, montar uma tabela citando sais minerais fundamentais para o organismo, suas funções, onde são encontrados, que problemas podem ser causados pela sua falta. Pesquisar também o que é metabolismo basal. Montar uma apresentação de slides com pelo menos 6 páginas, contendo tópicos explicativos (um para cada item), além de ilustrações. Redigir pelo menos uma folha de texto explicativo para ser entregue ao professor, contendo o cabeçário da escola, nome completo (em ordem alfabética) dos componentes do grupo e pelo menos 5 questões bem elaboradas para serem entregues à turma. O trabalho escrito deverá ser enviado em formato word e a apresentação em formato PPT para o e-mailcienciasbtank@gmail.com ou via pen drive. O grupo deverá elaborar também uma apresentação no pátio da escola para as séries iniciais, explicando o tema, com auxílio de cartazes explicativos e amostras de alimentos que contém o objeto de sua pesquisa Serão avaliados os seguintes aspectos: organização/aproveitamento/coesão/rendimento do grupo ao longo do desenvolvimento dos trabalhos; postura e empenho individual; conteúdo e abordagens apresentados; relevância das abordagens; preparo/estudo/conhecimento individual; segurança na apresentação; relevância da parte textual escrita bem como das questões, além da montagem do “stand” no pátio e postura nessa etapa.

GRUPO 5 - PESQUISA – ALIMENTOS – VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS
Abordar funções gerais das vitaminas, conceituar vitaminas hidrossolúveis, enumerar quais são elas, suas fontes, suas funções e principais efeitos de sua carência. Montar uma apresentação de slides com pelo menos 6 páginas, contendo tópicos explicativos (um para cada item), além de ilustrações. Redigir pelo menos uma folha de texto explicativo para ser entregue ao professor, contendo o cabeçário da escola, nome completo (em ordem alfabética) dos componentes do grupo e pelo menos 5 questões bem elaboradas para serem entregues à turma. O trabalho escrito deverá ser enviado em formato word e a apresentação em formato PPT para o e-mail cienciasbtank@gmail.comou via pen drive. O grupo deverá elaborar também uma apresentação no pátio da escola para as séries iniciais, explicando o tema, com auxílio de cartazes explicativos e amostras de alimentos que contém o objeto de sua pesquisa Serão avaliados os seguintes aspectos: organização/aproveitamento/coesão/rendimento do grupo ao longo do desenvolvimento dos trabalhos; postura e empenho individual; conteúdo e abordagens apresentados; relevância das abordagens; preparo/estudo/conhecimento individual; segurança na apresentação; relevância da parte textual escrita bem como das questões, além da montagem do “stand” no pátio e postura nessa etapa.


GRUPO 6 - PESQUISA – ALIMENTOS – VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS E PIRÂMIDE ALIMENTAR
Abordar funções gerais das vitaminas, conceituar vitaminas lipossolúveis, enumerar quais são elas, suas fontes, suas funções e principais efeitos de sua carência. Sobre pirâmide alimentar, explicar qual é o conceito, qual seu objetivo e montar uma para ser exposta no pátio da escola. Montar uma apresentação de slides com pelo menos 6 páginas, contendo tópicos explicativos (um para cada item), além de ilustrações. Redigir pelo menos uma folha de texto explicativo para ser entregue ao professor, contendo o cabeçário da escola, nome completo (em ordem alfabética) dos componentes do grupo e pelo menos 5 questões bem elaboradas para serem entregues à turma. O trabalho escrito deverá ser enviado em formato word e a apresentação em formato PPT para o e-mail cienciasbtank@gmail.com ou via pen drive. O grupo deverá elaborar também uma apresentação no pátio da escola para as séries iniciais, explicando o tema, com auxílio de cartazes explicativos e amostras de alimentos que contém o objeto de sua pesquisa Serão avaliados os seguintes aspectos: organização/aproveitamento/coesão/rendimento do grupo ao longo do desenvolvimento dos trabalhos; postura e empenho individual; conteúdo e abordagens apresentados; relevância das abordagens; preparo/estudo/conhecimento individual; segurança na apresentação; relevância da parte textual escrita bem como das questões, além da montagem do “stand” no pátio e postura nessa etapa.


GRUPO 7 – GORDURAS SATURADAS E INSATURADAS, GORDURAS TRANS.
Pesquisa e elaborar uma apresentação onde constem o que são essas gorduras, diferenciando-as e apontando seus benefícios e malefícios, bem como as fontes de alimentos onde são encontradas. Montar uma apresentação de slides com pelo menos 6 páginas, contendo tópicos explicativos (um para cada item), além de ilustrações. Redigir pelo menos uma folha de texto explicativo para ser entregue ao professor, contendo o cabeçário da escola, nome completo (em ordem alfabética) dos componentes do grupo e pelo menos 5 questões bem elaboradas para serem entregues à turma. O trabalho escrito deverá ser enviado em formato word e a apresentação em formato PPT para o e-mail cienciasbtank@gmail.com ou via pen drive. O grupo deverá elaborar também uma apresentação no pátio da escola para as séries iniciais, explicando o tema, com auxílio de cartazes explicativos e amostras de alimentos que contém o objeto de sua pesquisa Serão avaliados os seguintes aspectos: organização/aproveitamento/coesão/rendimento do grupo ao longo do desenvolvimento dos trabalhos; postura e empenho individual; conteúdo e abordagens apresentados; relevância das abordagens; preparo/estudo/conhecimento individual; segurança na apresentação; relevância da parte textual escrita bem como das questões, além da montagem do “stand” no pátio e postura nessa etapa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário