INCLUSÃO
DIGITAL
Inclusão
digital é o nome dado ao processo de democratização do acesso às
tecnologias
da
Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade
da informação.
Inclusão
digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o
tempo e as suas
potencialidades.
Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova
linguagem,
que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que usufrui
desse
suporte
para melhorar as suas condições de vida a fim de buscar novas
oportunidades de
emprego,
meios de comunicação, formas de obter aprendizado entre outras.
Assim, trazer
mais
benefícios para a vida pessoal e profissional do cidadão.
A
inclusão digital, para acontecer, precisa de três instrumentos
básicos, que são:
dispositivo
para conexão, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas, pois
não basta
apenas
o cidadão possuir um simples computador conectado à internet para
que ele seja
considerado
um incluído digital. É preciso saber o que fazer com essas
ferramentas.
Inclusão
Digital nas Escolas
Analisando
o crescimento da informatização dos serviços oferecidos à
sociedade atual,
cada
vez mais se busca a necessidade da inclusão digital dos cidadãos
nesse modo de
vida.
Ao acontecer o uso destes recursos tecnológicos, eles devem ser
apropriados de
meios
onde a tecnologia da informação e comunicação (TIC) se direcione
para fazer valer
a
inclusão dos indivíduos neste ciberespaço.
Deste
modo, a escola se apresenta como ambiente capaz de fazer imergir tais
tecnologias
a serviço de uma metodologia de ensino a favor da interação dos
alunos
nesta
sociedade da informação anulando, assim, as diferenças sociais não
pertinentes a
este
processo.
Ao
se utilizar diferentes mídias, que colaboram para a apropriação de
um ambiente de
comunicação,
o computador e seus inúmeros recursos destacam-se como ferramenta de
acesso
apoiado por diferentes programas sociais do governo federal. Baseado
nestes preceitos, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o
tema de inclusão digital no
ambiente
escolar como uma ação educacional que envolve o professor, ao
capacitar-se
para
apropriação e ideal uso de recursos tecnológicos, e o aluno como
sujeito no espaço
de
interação e comunicação de novas formas de colaboração,
interatividade,
conhecimento
e cidadania.
A
informática é a maior descoberta do século X X. A sua expansão é
universal e a sua
utilidade
é indescritível e quem a desconhece está fora do mercado de
trabalho.
Ampliação
das Ações Educacionais do Núcleo de Tecnologia Municipal
Em
2013, baseada em conceitos como mobilidade, convergência, ubiquidade
e inclusão,
a
Secretaria de Educação/ NTM, implantou o Projeto Escola Digital,
aproximando
professores
e estudantes das tecnologias móveis. São aproximadamente 3.000
notebooks
nas mãos de todos os professores e 4.000 tablets nas mãos
dos estudantes de
sete
escolas-piloto da Rede Municipal de Ensino.
Em 2014, novos
investimentos do Governo do Município de Joinville foram realizados,
com a atualização –
upgrade - dos equipamentos das salas de informática
pedagógica.
Todas as 83 unidades
escolares de ensino fundamental receberam computadores e
impressora com acesso à
internet wi-fi e/ ou banda larga.
Hoje, o Programa de
Tecnologias na Educação conta com 107 professores que atuam
como multiplicadores dos
conhecimentos tecnológicos nas escolas, aliando tecnologia e
educação. Estes
professores, em ação conjunta com a equipe do NTM, mobilizam
esforços na direção da
inclusão tecnológica de professores e estudantes,
possibilitando
ressignificação dos
processos de ensinar e aprender, com tecnologias.
Considerando-se todo o
processo histórico da inserção tecnológica, revelado pela linha
do
tempo acima descrita, e,
considerando as tecnologias como um meio para o
desenvolvimento de ensino
mais significativo às novas gerações, a Secretaria de
Educação compreende que
a ação desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologia Municipal –
NTM – deve ser
analisada sob o viés de sua transversalidade, permeando todas as
áreas
do conhecimento. Sob este
ponto de vista, os conhecimentos construídos com o uso das
tecnologias na educação
devem oportunizar o aprender com, na e sobre as tecnologias,
imersas em contextos de
significação e não de forma descontextualizada, enfocando tão-
somente aspectos que
envolvam as habilidades para o manuseio de equipamentos
tecnológicos.
O
Programa de Informatização Pedagógica da Rede Municipal de
Ensino de
Joinville
prevê a inserção das tecnologias no ensino e aprendizagem através
dos
recursos
de informática, com a finalidade de consolidar os programas
curriculares do
Ensino
Fundamental. Para atingir este objetivo, o espaço da sala de
informática
pedagógica
deve ser organizado por um professor com experiência em sala de aula
e
conhecimento
sobre as diversas abordagens de ensino e aprendizagem. É necessário
que
tenha visão geral do processo pedagógico e perceba as dificuldades
e o potencial
dos
alunos e demais professores, para poder instigá-los e orientá-los.
Enfim, deve ser
capaz
de fazer a ponte entre o potencial das ferramentas midiáticas como
computadores,
máquinas
digitais, televisão, dentre outros, em relação aos conteúdos
curriculares
(conceituais,
procedimentais e atitudinais) a serem desenvolvidos.
Atribuições dos Professores do Ensino Regular na Sala de Informática Pedagógica
- Ter bem claro o objetivo e conteúdo do projeto que pretende trabalhar,
- Entregar e combinar o planejamento, antecipadamente, com o professor de informática pedagógica,
- Agendar as aulas e no mesmo momento planejar com o professor da sala de informática pedagógica como será desenvolvida a aula: análise ferramentas adequadas à proposta, o tempo de duração aproximado do projeto ou plano de aula e horários.
- Acompanhar a turma, em fila, com segurança, até a sala de informática pedagógica.
- Antes de utilizar um software, site ou outro recurso pedir para ser testado com antecedência.
- Aproveitar todo o tempo da aula.
- A disciplina, a ordem e a organização dos projetos são da responsabilidade do professor da turma.
- Apresentar os projetos e/ou atividades, antecipadamente, ao professor da sala de informática pedagógica e supervisora da escola.
- O professor não poderá ausentar-se da sala de informática pedagógica durante as aulas ou fazer outra atividade.
- É proibido o uso dos computadores para a impressão de trabalhos e a utilização da internet para trabalhos particulares.
- Nos dias que as turmas tiverem passeio, reuniões pedagógicas, homenagem cívica e feriados, as aulas poderão ser reagendadas, na semana seguinte, caso tenha horário disponível,
- Caso os professores das salas de informática pedagógica participem de cursos fora da escola, estes serão divulgados na sala dos professores.
- Serão impressos apenas os trabalhos que tiverem uma função social, ou seja, que possam ser expostos e lidos pelos alunos dos outros anos e pela comunidade. (Ficará a cargo de cada escola esta decisão)*.
Como
professor, deve também desenvolver ação conjunta de
compartilhamento com o
o
professor regente durante as aulas na Sala Informatizada orientando
pedagogicamente
os
alunos. Neste caso, o professor terá a função de assessoramento
pedagógico e, por
isso,
terá que essencialmente ter formação pedagógica e conhecimento
didático no
exercício
da função.
Segundo
PENTEADO (2000):
“Professores
devem ser parceiros na concepção e condução das atividades com
TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) e não meros
espectadores e executores de tarefas.”
A
presença do professor de informática pedagógica, que está
constantemente sugerindo,
incentivando
e mobilizando o professor regente é extremamente necessária. Pois,
conforme
PENTEADO (2000):
“Não se trata,
portanto, de fazer do professor um especialista em Informática, mas
de criar condições para que se aproprie, dentro do processo de
construção de sua competência, da utilização gradativa dos
referidos recursos tecnológicos. Somente tal apropriação da
utilização da tecnologia pelos educadores poderá gerar novas
possibilidades de sua utilização educacional.”
Desta
forma, a presença de um professor na Sala de Informática Pedagógica
contribuirá
para
o sucesso no processo de ensino e aprendizagem de todos os alunos.
O
conhecimento é um processo em construção permanente, o professor
da sala de
informática
pedagógica deve ser um elemento fundamental na escola, atuando como
agente
organizador e mobilizador deste processo. A escola deverá, em seu
Projeto
Político
Pedagógico, incluir estrategicamente as TIC (Tecnologias da
Informação e da
Comunicação)
numa dimensão transversal a toda a construção do conhecimento
necessário
às exigências da atual sociedade da informação e da comunicação.
Assim, o
professor
da sala de informática pedagógica deverá atuar como agente
integrador das
TIC
e multimeios no processo de ensino e aprendizagem.
Referências:
PENTEADO, Miriam - BORBA, Marcelo C. - A Informática em ação - Formação de professores , pesquisa e extensão - Editora Olho d´Água, 2000 , p 29.
PROGRAMA DE INFORMATIZAÇÃO PEDAGÓGICA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO – 2009
PENTEADO, Miriam - BORBA, Marcelo C. - A Informática em ação - Formação de professores , pesquisa e extensão - Editora Olho d´Água, 2000 , p 29.
PROGRAMA DE INFORMATIZAÇÃO PEDAGÓGICA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO – 2009
FARIAS,Vinícius.
Tendências para a educação nos próximos cinco anos – 2012/2017
– Disponível em: http://www.educacaoetecnologia.org.br/?p=6076
Acesso em: 19/02/2013.
LOPES,
José Julio.A Introdução da Informática no Ambiente Escolar.
Disponível em:
http://www.clubedoprofessor.com.br/artigos/artigojunio.htm
Acesso em: 19/02/2013.
Atribuições
dos Alunos do Ensino Regular na Sala de Informática Pedagógica
(Combinados)
1- Vir ao laboratório em
fila, juntamente com o professor;
2- Entrar no laboratório
devagar, sem correr ou brincar de escorregar;
3- Não discutir com o
amigo (a), pois ambos podem
usar o computador de forma igualitária,
saber compartilhar este
espaço;
4- Não é permitido
comer, nem beber neste ambiente;
5- Cuidar com os atrasos
(principalmente 1ª aula);
6- Não entrar em sites
que não são autorizados pela coordenadora /ou professor(a).
7- Não
será permitido entrar em redes sociais (facebook, snap, twitter,
Skype etc.)
8- Levantar
a mão para falar;
9- Conversar
baixo com o amigo (dupla) na bancada.
10- Não
passar entre as bancadas, pois a fiação elétrica passa por ali;
11- Para anotações de
pesquisas, use apenas rascunho (folha ou caderno) e lápis ou
utilize o editor de texto Writer, e encaminhe seu trabalho por e-mail;
12- Não
inserir (colocar) pendrive, mp3, cabos USB, câmeras e similares nos
computadores
sem a autorização da coordenadora/ ou professor;
13- Caso o aluno(a)
queira uma cópia de seu trabalho será encaminhado para o e-mail da
escola ou do professor regente para a impressão.
Os alunos utilizam este
espaço para a prática de atividades educativas lúdicas, de modo a
aprimorar as aulas do
professor regente, pesquisa e ampliação dos conhecimentos,
ressaltar os
conhecimentos prévios e formar cidadãos críticos para o mercado de
trabalho
como numa sociedade num
todo.
BLOGS DA ESCOLA MUN.
PROF. BERNARDO TANK
O blog da escola foi
criado em 2009, e atualmente é nosso cartão de visita, é lá que o
internauta fica sabendo o
que acontece em nossa escola como: eventos cívicos e
festivos, palestras,
reuniões de pais, feiras, etc
No
blog da escola http://embtbernardo.blogspot.com.br/
existem páginas (botões) que nos levam a
outros dois blogs da escola.
Já o blog da sala informatizada
http://infbernardotank.blogspot.com.br/
é o blog onde é
postados as atividades realizadas
pelos alunos durante as aulas de
Informática Pedagógica em pastas
separadas por Anos Iniciais e Finais com suas
respectivas turmas.
Neste espaço virtual, são postados
os planejamentos dos professores, os trabalhos
desenvolvidos pelos alunos, sendo
fotos, vídeos e demais mídias. Também tem um lista
de sites educativos, onde o aluno que
tem acesso a internet, pode jogar, rever conteúdos,
preencher relatório de pesquisas e
enquetes, entre outros;
Todos esses trabalhos são postados
sob a responsabilidade da Profª Angelita que é a
coordenadora desse espaço educativo.
PROJETO ESCOLA DIGITAL
No
mês de março/2017, será iniciado o projeto Aluno(a)
Digital, que serão monitores
voluntários na sala de
informática Pedagógica. Sua função será auxiliar os demais
alunos no que for
necessário, como: salvar um arquivo, inserir e salvar imagem,
reiniciar o
computador, caso trave
durante o uso; etc
Quando os alunos
estiverem na sala informatizada, estarão identificados
com um crachá, que
servirá de indicação para os demais alunos que ele (a) é
o aluno digital que está
a disposição para auxiliar no que for necessário e sempre
assessorado pela
coordenadora da sala informatizada;
Além deles auxiliarem os
alunos, também irão aprender como utilizar o Sistema Linux 5.0
Educacional e ferramentas
da web, para a confecção de páginas de sites, blogs, e
manutenção da sala e do
bom uso dos equipamentos, assim sendo, haverá uma troca de
conhecimentos.
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